Anuncie conosco
22 de Agosto de 2010 às 08h20

Recursos Humanos: motivação das empresas na retenção de talentos

Retenção de Talentos

Por: Aline Souza – Jornalista da Zeta Probus

A tendência natural do mundo competitivo das empresas é a conquista de bons profissionais para o seu quadro de colaboradores. Esta é, inclusive, uma das principais preocupações da área de Recursos Humanos, área que tem crescido no meio corporativo uma vez que é função desse profissional trabalhar com as expectativas da Diretoria para com os resultados obtidos pelos seus profissionais. O RH está cada vez mais incumbido de gerar o crescimento e a motivação entre os funcionários para que estes sejam capazes de atingir os objetivos.
Pensando nessa missão a ser desempenhada pelos Recursos Humanos, o BUSCA RH – Portal de Gestão de Pessoas realiza no dia 26 de agosto o 1º Fórum de Remuneração e Benefícios, evento que vai debater estratégias de retenção de talentos nas empresas por meio de remuneração e engajamento.
 
Com a palestra de nome “Atração e Retenção de Talentos na Competitiva Área de Óleo e Gás”, Solange Santana (foto), gerente de Recursos Humanos da Queiroz Galvão Óleo e Gás, abordará o tema mostrando o quanto é importante para as empresas adotar medidas como participação de pesquisas; atualização sobre as tendências de remuneração e boas práticas corporativas; investimentos em liderança capacitada, desenvolvimento e treinamento, mapas de carreira, planos de sucessão; além de oferecer ambientes saudáveis e espaços físicos agradáveis. De acordo com ela, tudo isso faz parte do contexto empresarial. “Diante das transformações no ambiente corporativo, como fusões, aquisições, globalização da economia, é cada vez mais requerida uma gestão transparente, criativa, moderna e atenta aos cenários, em todos os níveis da organização”, afirma a gestora.
 
Outro fator apontado por Solange Santana que influenciam os mecanismos utilizados nas empresas para obter a retenção de talentos é a imagem da organização no país e no mundo, “aspectos como responsabilidade, ética social e solidez financeira são fundamentais nesse contexto e acredito que contribuem positivamente para o processo de atração e retenção dos profissionais nas Organizações”, diz. Questionada se para sua área de atuação em específico seriam necessários profissionais com maior grau de consciência ambiental, Solange afirma que “a necessidade da consciência ambiental é importante para todos, não somente para os profissionais da área de Óleo e Gás, como demais setores e atividades da economia”.
 
Solange Santana tem formação superior em Comunicação Social e pós-graduação em RH pela Universidade Gama Filho, além de vários cursos de extensão em RH pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, com carreira de 22 anos na área de RH.



ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS DO DISTRITO INDUSTRIAL DE CAMPO GRANDE

Fundada em 23/01/1979, com endereço na estrada do Pedregoso, 3125 – Campo Grande RJ CEP 23078-450
Inscrita no CNPJ sob o número 30.293.765/0001-28
isenta de Inscrição Estadual
Telefone: (21) 2413-8151
      

E-mail:adedi@adedi.org.br

A ADEDI Tem por objetivo principal a defesa dos interesses comuns de seus associados decorrentes ou de qualquer forma relacionados com a sua localização no Distrito Industrial de Campo Grande e adjacências

Todos os Direitos Reservados ADEDI - Associação Das Empresas Do Distrito Industrial De Campo Grande